Blog Brio Office Negócios Imobiliários

Imobiliária em Itapema

A importância da iluminação residencial e o seu uso em pontos estratégicos para dar destaque e conforto

A importncia da iluminao residencial e o seu uso em pontos estratgicos para dar destaque e conforto

A iluminação residencial pode fazer toda a diferença para a sua casa. Ela é capaz de influenciar e valorizar não só na estética dos espaços, mas como também em aspectos mais funcionais da nossa vida.

Ela é capaz de influenciar em nossa produtividade, concentração e até mesmo nos momentos de descanso, e também dando maior funcionalidade para os cômodos do apartamento.

Desse modo, investir na iluminação residencial como um diferencial é uma grande sacada para valorizar a sua casa. Além disso, com a pandemia e o isolamento social, vivenciamos ainda mais a experiência de ficarmos dentro dos nossos lares.

Por isso, a iluminação residencial se tornou ainda mais importante e é necessário entender sua função específica para cada local da casa. Assim, é possível trazer maior conforto visual e funcionalidade para os ambientes, combinando também com uma melhoria estética.

Existem diversas formas de implementar esta iluminação. Para isto, deve-se pensar cuidadosamente onde serão inseridos os pontos luminosos. Geralmente, é realizado no teto, aplicando em superfícies que podem ser forros de gesso, madeira, pedra, laje, concreto, entre outros.

Além disso, também existe a possibilidade de realizar essa aplicação em paredes ou até mesmo no piso. Vai variar da criatividade e também do seu ambiente em específico. Para ajudar a guiá-lo, também é possível ficar atento a norma da ABNT NBR5413, que faz um cálculo de conforto proporcionado pela luz.

Iluminação residencial e o conforto nos ambientes

O impacto da iluminação residencial no conforto visual é muito significativo. Como destacamos anteriormente, ela pode interferir diretamente na nossa produtividade, descanso e qualidade de vida. Além disso, uma iluminação ruim pode causar até mesmo acidentes.

Assim, para que você crie conforto visual nos ambientes da sua casa, faça a escolha adequada de lâmpadas e luminárias, para que elas não ofusquem direta ou indiretamente. Esse ofuscamento pode ser diminuído com algumas estratégias, como evitar a criação de um ponto único de luz.

Assim, utilize diversos focos de luz e evite também colocar a fonte luminosa na altura da linha de visão ou então usar superfícies que sejam muito refletoras.

Outra dica é escolher a temperatura de cor da lâmpada, ela tem, que deve combinar com a sensação que cada ambiente exige. O ideal é combinar cores diferentes para que o sistema ideal seja ligado e usado de acordo com cada tarefa.

Nesse sentido, tenha em mente que as cores brancas são utilizadas principalmente pra espaços amplos e de trabalho. Já as cores amarelas trazem uma sensação aconchegante e devem ser priorizadas em salas e quartos, por exemplo.

Por exemplo, para iluminação geral de ambientes, você pode usar lustres que iluminem indiretamente ou luminárias do tipo plafon que tenham acabamento opaco ou semitransparente.

Para ambientes externos, com jardins, escolha por luminárias menores, que tenham proteção de vidro opaco e evite usar modelos que tenham foco de luz bem na altura dos olhos de quem passa.

E para quem quer fazer uma iluminação de destaque, pode valorizar objetos e paredes utilizando luminárias direcionáveis, que não causam ofuscamento para quem estiver frequentando o apartamento.

Tudo isso deve ser considerado também ao levar em conta a luz natural, que sempre será a mais confortável para os nossos olhos. Planeje os ambientes para que esta luz possa ser utilizada ao máximo, já que além de causar maior conforto, também colabora com a economia.

Iluminação adequada para cada ambiente

Para completar, a iluminação residencial deve ser pensada para cada ambiente, já que cada um possui especificidades e características que exigem um modelo de luz ou iluminação.

E, para além da estética e do conforto, é possível pensar também na automação. Esses sistemas facilitam a vida dos moradores, com programação automática de luzes e luminárias, reduzindo o consumo energético aumentando a praticidade.

Iluminação para a Cozinha - Precisamos considerar o foco de luz da cozinha para onde são preparados e manipulados os alimentos. Assim, é possível deixar o preparo das refeições mais confortável e até mesmo mais seguro.

Iluminação da Sala de Jantar/Estar - A iluminação residencial desta área de convivência exige uma luz geral mais centralizada, que funcione para todo o ambiente. Também é interessante mesclar com uma luz direta, como é ocaso de lustres, spots, plafons e pendentes. 

Com isso, você destaca locais específicos, como a mesa da sala de jantar, painel de TV ou até mesmo como acessórios de decoração.

Iluminação para o Quarto - Como o principal local de descanso da casa devemos dar o devido destaque na questão da iluminação residencial. Aqui, é necessário causar um efeito mais aconchegante e intimista. Uma luz centralizada no teto e outras na cabeceira são os exemplos clássicos para isto. 

O ideal, também é utilizar tonalidades de luz mais suaves, causando conforto visual dando maior tranquilidade para o quarto.

Iluminação para o Banheiro - O foco da luz aqui é em pontos específicos. Utilize a luz direta para dar destaque ao espelho, bancada da pia e no box, por exemplo. Também é possível fazer o destaque no vaso sanitário, dando ênfase em algum acessório de decoração em cima.
 





Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.