Blog Brio Office Negócios Imobiliários

Imobiliária em Itapema

Conheça a ótima gastronomia açoriana de Santa Catarina

Conhea a tima gastronomia aoriana de Santa Catarina

Com toda  certeza um dos maiores atrativos de Santa Catarina é a gastronomia açoriana. O estado possui uma diversidade de pratos incomparáveis, sendo a maioria deles oriundos de frutos do mar. Com um litoral privilegiado, não só por belezas raras, o estado também se destaca pela culinária, que atrai os turistas e enche de orgulho os moradores das cidades catarinenses.

A gastronomia açoriana de Santa Catarina tem origem dos colonizadores do estado, que aprenderam a selecionar o melhor do mar. Além disso, os açorianos foram aprendendo com o tempo a acrescentar temperos indígenas e outros ingredientes da terra.

Até 1960, os descendentes dos portugueses que desembarcaram no século 18 eram a grande maioria da população. Assim, os pratos típicos da gastronomia de Florianópolis carregam uma herança cultural portuguesa, misturada com alguns traços indígenas, principalmente nos temperos. Desse modo, com o conhecimento de diversos lugares, eles foram criando receitas simples e saborosas à base de peixe e frutos do mar.

E com o passar dos anos, cada vez mais os açorianos foram implementando técnicas para pesca e para aproveitar os frutos do mar ao máximo. Com receitas simples e saborosas, eles puderam criar diversas opções de comida utilizando peixe, camarão, marisco, berbigão, carne de siri, polvo e lula.

Além disso, a gastronomia atual também implementou diversas opções, como as ostras produzidas nas fazendas marinhas da Grande Florianópolis (a capital catarinense é a maior produtora nacional) e do camarão “Laguna”, a mais saborosa das espécies capturadas na costa catarinense.

Mesmo recebendo uma grande influência da gastronomia açoriana, a cozinha catarinense se tornou bastante miscigenada com o passar dos anos. Em função de sua colonização europeia, o estado tem fortes influências italiana, alemã portuguesa, polonesa e açoriana. Essa mistura de diversas origens tem reflexo nos pratos típicos da região, que variam também conforme a localidade. E, como era de se esperar, receitas estrangeiras se misturaram e se transformaram em novos pratos, enquanto outras permaneceram tradicionais.

Por isso, se você quiser ter uma experiência completa no litoral catarinense, precisa conhecer a gastronomia local. Existem inúmeras opções de restaurantes em diversas cidades e cada uma destas possui suas peculiaridades e uma história diferente. Tudo isso eleva o nível do turismo e faz com que as pessoas se apaixonem ainda mais por Santa Catarina, desejando se mudar para o estado.

Pratos típicos da gastronomia açoriana em Santa Catarina

Existem muitos pratos típicos oriundos da gastronomia açoriana em Santa Catarina. Muitos deles são extremamente conhecidos, como o pirão de peixe, a tainha frita e o pastel de berbigão. Nesse sentido, a comida popular açoriana é simples, porém muito condimentada, utilizando temperos como pimenta do reino e malagueta, cravo, canela, orégano, cominho, entre outros.

Tudo isso, como falamos anteriormente, foi feito pelo acréscimo dos temperos utilizados pelos indígenas. Esta culinária foi feita também, na realidade, com a adaptação de produtos locais. Isto ocorreu com o uso do trigo, que é muito comum em Açores, por exemplo, mas que em Santa Catarina acabou sendo substituído pela farinha de mandioca seja para utilizar como pirão ou farofa.

Isto também aconteceu com a estrela dos pratos da gastronomia de Santa Catarina, que é o peixe. A presença dos pescados na alimentação se deu muito em detrimento da carne bovina e queijos, que eram escassos na época e gerou uma nova gastronomia, que tinha como elemento comum os temperos dos indígenas.

Atualmente, Santa Catarina desenvolveu diversos pratos de alta gastronomia, principalmente por influência de estudantes de universidades, que são oriundos de diversos lugares o país. Não é mais só de frutos do mar que vive a gastronomia do estado, apesar de integrarem a maior parte dos pratos da cultura local. Ou seja, Santa Catarina possui uma variedade enorme de pratos deliciosos, que vão agradar todos os paladares.

Siga nossas redes sociais @brioofficeimoveis para acompanhar as novidades de Itapema e região!





Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.