Blog Brio Office Negócios Imobiliários

Imobiliária em Itapema

Você sabe o que é o Selo LEED? Entenda os benefícios para um Futuro Sustentável

Voc sabe o que  o Selo LEED? Entenda os benefcios para um Futuro Sustentvel

A sustentabilidade tem se tornado uma preocupação cada vez mais presente na sociedade atual, e isso se reflete também no setor da construção civil. Nesse contexto, o Selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) desponta como uma importante certificação que visa promover práticas construtivas atraentes. Neste artigo, exploraremos o que é o Selo LEED e os benefícios que ele traz para o setor da construção civil.

O que é o Selo LEED? É um sistema de certificação ecológica reconhecido internacionalmente, desenvolvido pelo US Green Building Council (USGBC) e é reconhecida internacionalmente como um padrão para a construção sustentável. Ele foi criado para avaliar e promover a construção sustentável em edifícios e empreendimentos.

O principal objetivo do Selo LEED é incentivar a adoção de práticas construtivas que reduzam o impacto ambiental dos edifícios ao longo de todo o seu ciclo de vida. Para alcançar a certificação LEED, um projeto deve atender a uma série de requisitos e critérios pré-estabelecidos em diferentes categorias, como eficiência energética, qualidade do ar interno, uso racional da água, seleção de materiais adequados, entre outros.

AS CATEGORIAS ABORDADAS PELO SELO LEED INCLUEM:

Localização e transporte: considere a acessibilidade do local, uso de transporte público e incentivo ao uso de veículos eficientes.
1. Uso racional da água: envolve medidas para reduzir o consumo de água potável, como sistemas de reuso, dispositivos de baixo fluxo e paisagismo sustentável.
2. Energia e atmosfera: incentiva o uso de fontes de energia renováveis, sistemas eficientes de iluminação e climatização, bem como a medição e monitoramento do consumo de energia.
3. Materiais e recursos: promover a seleção de materiais de baixo impacto ambiental, a redução de resíduos e o uso de produtos reciclados ou disponíveis regionalmente.
4. Qualidade do ambiente interno: enfoca a qualidade do ar interno, iluminação natural, conforto térmico e acústico, além de incentivar o uso de materiais de baixa emissão de compostos voláteis (COVs).
Inovação e processos: permite que os projetos ganhem créditos adicionais por iniciativas inovadoras e estratégias de projetos exemplares.
5. Prioridades regionais: considere questões ambientais específicas da região onde o projeto está localizado.

Os projetos são avaliados em cada categoria e recebem pontos de acordo com o atendimento aos requisitos. A pontuação total determina o nível de certificação LEED, que pode ser Certified, Silver, Gold ou Platinum.

A obtenção do Selo LEED na construção civil demonstra o compromisso do empreendimento com a sustentabilidade, redução de impactos ambientais e promoção de ambientes mais saudáveis e eficientes. Além disso, a certificação LEED pode trazer benefícios, como redução de custos operacionais, aumento do valor de mercado do imóvel e reconhecimento por práticas.
 





Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.