Blog Brio Office Negócios Imobiliários

Imobiliária em Itapema

Semana do Meio Ambiente: Dicas de Preservação

Semana do Meio Ambiente: Dicas de Preservao

Hoje começa um novo mês, mas também se inicia a semana do meio ambiente!
Sempre na primeira semana de Junho se comemora a Semana Nacional do Meio Ambiente, com o intuito de incentivar práticas sustentáveis para preservar nosso amado Brasil e seu patrimônio natural.

Por conta disso, preparamos 05 dicas de como preservar o meio ambiente através de pequenas ações que podem ser realizadas por nós em nosso dia-a-dia.

1. Economize Energia:

Embora existam meio mais sustentáveis de se obter energia, como a fotovoltaica e a eólica por exemplo, ainda usamos fontes que precisam de cuidado e preservação.

O uso excessivo de energia, agride não só o meio ambiente, mas afeta o bolso, pois pagamos mais caro pelos excessos. Mudanças na rotina podem melhorar esse cenário colaborando para o meio ambiente e para o seu financeiro:

  • Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED. Elas gastam 75% menos energia e duram muito mais.
  • Não sobrecarregue tomadas, ao conectar vários aparelhos simultaneamente, eles esquentam os fios e aumentam o consumo de energia, aumentando a conta de luz de forma significativa.
  • Ao fechar a geladeira, verifique se a borracha está vedando o eletrodoméstico corretamente.
2. Economize Água:

A água, nosso bem mais precioso, porém finito no mundo. Esse recurso é responsável pela origem e manutenção da vida. 

Embora o Brasil tenha recursos hídricos em abundância, não é assim em todo o globo, mesmo que hajka uma grande quantidade de água no mundo, a água potável está mal distribuída no planeta, sendo escassa em determinadas regiões.

E para que esse recurso tão importante para todos os seres vivos não termine, são importantes algumas pequenas ações que fazem a diferença para preservar a água na Terra:
  • Ao lavar louça ou escovar os dentes deixe a torneira desligada quando não estiver ocupando a água no processo, e ligue-a somente na hora do enxague.
  • Quando possível reaproveite a água da chuva para limpar a sacada ou o jardim.
  • Tome banhos curtos
  • Regue as plantas à noite ou de manhã cedo, evita choques térmicos nas pantas e também ajuda a aproveitar melhor a água, já que a evaporação é menor.
  • Mantenha a manutenção hidráulica em dia, para evitar possíveis vazamentos e desperdícios de água, além de transtornos nas estruturas de sua casa.

3. Diminua o uso do carro:

Os carros comuns, são responsáveis por 68% dos gases poluentes que estão na atmosfera atualmente, e estão diretamente ligados ao aumento do efeito estufa, pela sua emissão de CO2.

Além do meio ambiente, esses gases prejudicam e muito o nosso dia-a-dia e nossa saúde, principalmente em grandes centros, onde o uso de carros é muito maior.

Porém algumas medidas podem ser tomadas para que esses números diminuam e nosso ar melhore:
  • Sempre que puder, vá de bicicleta ou caminhando.
  • Embora pouco populares no Brasil, se puder opte por um carro elétrico ou com fonte de combustível renovável e menos poluente, como o etanol.
  • Ofereça carona para os seus colegas de trabalho, quanto menos carros na rua melhor. Uma ideia legal é fazer um rodízio de motoristas, assim não sobrecarrega uma pessoa só na função.
4. Descarte o óleo de cozinha da forma certa:

Óleo de cozinha, algo tão comum em nosso cotidiano, mas também muito danoso ao meio ambiente. 

Por ser algo tão comum, muitas vezes não imaginamos os danos que podem causar, porém o óleo de cozinha descartado da maneira errada, pode poluir significativamente a natureza, um exemplo disso é que se descartar incorretamente um litro de óleo de cozinha, ele pode contaminar até um milhão de litros de água.

Além disso, quando essa substância atinge o solo, pode facilitar a impermeabilização, com isso ele não absorve tanto a água da chuva, o que cria uma situação propícia a enchentes, podendo aumentar a frequência.

Para o descarte correto podem ser adotadas algumas medidas:
  • Não descarte o óleo de cozinha na pia ou no lixo comum, ele pode entupir as tubulações, dificultando o processo de tratamento de água e esgoto, além de ir direto para o meio ambiente,
  • Descarte o óleo usado em postos de coleta, guarde-o em garrafas de vidro ou garrafas pet para levá-los até lá.
  • Existem prédios que possuem um sistema hidráulico para coleta e descarte de óleo de cozinha em edifícios residenciais, já pensou a praticidade de morar em um prédio desses?
5. Evite o uso de plástico:

O lixo plástico do mundo, é um problema que só tem aumentado ano após ano, embora o plástico tenha sido uma descoberta revolucionária para as nossas vidas, que trouxe praticidades e facilidades, ele demora em média 400 anos para se decompor, ou seja, o primeiro plástico criado, ainda não se decompos.

E o crescente acumulo desse resíduo, tem um resultado catastrófico no meio ambiente. Esse elemento está presente em quase tudo que temos hoje em dia, mas embora não possamos mais viver sem ele, podemos reduzir seu consumo com pequenas ações:
  • Ao fazer compras, leve sua própria bolsa de pano ou lona para evitar desperdícios. As sacolas plásticas são o maior vilão, pois em média é consumido 1 bilhão de sacolas plásticas por dia no mundo.
  • Evite o uso de copos plásticos e exclua o uso de canudos de plástico.
  • Opte por garrafas de refrigerantes e outras embalagens retornáveis.
  •  Utilize recipientes de vidro ou inox para guardar os alimentos em casa, eles duram muito mais, e não soltam resíduos químicos na sua comida.

Essas foram algumas dicas de pequenas ações que podem mudar e melhorar o mundo em que vivemos, esse planeta é nosso, e por isso, é nosso o dever de cuidar e preservar ele, pois essa é a nossa casa!
 



semana do meio ambiente, meio ambiente, preservação, itapema, ecologia, sustentabilidade, preservar meio ambiente, dicas de preservação

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.